terça-feira, 26 de março de 2019

Generosidade sem culpa




Eu estava comprando especiarias na feira e, no exato momento em que eu abri a carteira, aproximou-se um menino bem pequeno e muuuito bonitinho! Eu já sabia que ia me pedir dinheiro! E então me adiantei: posso te ajudar? E ele respondeu: eu queria um trocado! E eu perguntei “para que você precisa?” E ele respondeu: “para comprar umas coisas da escola”.

Bom, verdade ou não, ele soube usar um argumento convincente! rs Então, sem titubear, peguei umas moedinhas que tinha na carteira, entreguei para ele e antes que saísse, perguntei seu nome e mandei um: “se cuida”. Um pouco como se quisesse dizer: olha, eu te dei o dinheiro, mas não vá usar com algo que lhe cause mal. Enfim, mecanismos para aliviar qualquer culpa hehe.

E então notei que mentalmente havia me questionado se devia ou não ter dado o dinheiro! E percebi que nesses casos, em que não convivemos com a pessoa, quase nunca saberemos o que o outro vai fazer com o que dermos a ele! E me aliviou pensar que isso é responsabilidade dele mesmo!

Eu raramente dou dinheiro como esmola (prefiro dar comida ou outra coisa útil) mas, quando dou, faço porque a minha empatia não me deixa raciocinar! rsrs Imagino-me no lugar do outro, e penso como seria se fosse tão difícil para mim ter poucos reais para qualquer coisa! E percebo que gostaria muito que fossem generosos comigo.

A verdade é que vale mais a atenção, o cuidado e o carinho com que tratamos essas pessoas que realmente dependem de pequenos atos de generosidade, quando não podemos fazer mais.

A reflexão que fiz não foi com a intenção de eliminar a necessidade de mudanças estruturais na economia, política e sociedade em geral, mas para aprendermos a não carregar a culpa de não poder resolver a vida do outro, e sim dar o que temos de melhor em cada circunstância! 

Queiramos ou não aceitar, nossos atos se refletem primeiro em nós mesmos e depois no restante do mundo! Portanto, se dermos algo a alguém por generosidade, isso só vai promover uma maior autoestima, mais alegria, influenciando positivamente todas as nossas ações diárias.

FOTO: não achei a autoria da foto, mas copiei de um blog que conta uma história bem bonitinha sobre generosidade:  http://taisecoisasdavida.blogspot.com/2011/12/verdadeira-generosidade.html.



Nenhum comentário:

Postar um comentário