sexta-feira, 20 de março de 2009

A sustentabilidade e o egoísmo da humanidade


Quando discutimos sustentabilidade, estamos sempre relacionando-a com temas e aspectos aos quais aplicados este conceito nos garantiram recursos e uma vida melhor para a geração atual e as demais que se seguirão. Mas é importante lembrar que o primeiro fator responsável por desequilíbrio do ecossistema terrestre diz respeito à proliferação do homem, como espécie de alta produtividade e o qual não tem predador à altura a não ser os próprios fenômenos naturais resultado de sua atuação de degradação da natureza.

Portanto, quando queremos garantir recursos às gerações não estamos pensando nas gerações de pássaros, plantas etc., ainda que não chamemos assim. Se bem refletido, esta afirmação que acabo de fazer significa dizer que o homem quer continuar proliferando sua espécie, ainda que o crescente demográfico signifique as irregularidades que o sistema natural vem apresentando, algumas bem evidentes, outras ocultas, silenciosas e vagarosas.

Esta atitude continua sendo egoísta frente às demais espécies. Entretanto, acredito que, aos poucos, vamos tomando consciência do quão arraigados estamos ao estilo de vida que criamos, tanto que usamos a mesma lógica que ameaça a vida no planeta para falar sobre um novo estilo de vida necessário para a sustentabilidade tão desejada, ou ao menos, aparentemente objetivada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário