sexta-feira, 6 de março de 2009

As verdades e o fim dos tempos

“O homem tende à verdade. Por isso, a falência da verdade é a principal causa da decadência de qualquer sociedade”. (Este trecho foi retirado do texto O jornalista e o educador – de Carlos Alberto Di Franco – Diretor do Master em Jornalismo, professor de ética e doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra, é diretor da Di Franco – Consultoria em Estratégia de Mídia)


Antes da explosão dos meios de comunicação que, vamos considerar aqui, foi iniciada com a disseminação do rádio e da TV – principalmente nos pós segunda guerra – cada cultura, cada grupo social, estava mais envolvido em sua própria rotina, com seus próprios fatos ou acontecimentos – ordinários ou extraordinários – do que com os dos demais povos existentes na face da Terra (pensemos de uma forma geral e não em particularidades de indivíduos que se dedicavam a conhecer outras culturas).

O caminho da informação, naquela época, era claramente institucionalizado e limitado, sendo traçado por organizações e pessoas com autoridade legítima e responsabilidade pela transmissão de ‘a verdade sobre as coisas’.

Atualmente, quero dizer de alguns anos para cá, as verdades de inúmeros povos e culturas se contradizem nos jornais, nas revistas, na TV, na internet etc., e não há razão que dê soberania a uma cultura e não à outra fora de seus territórios de origem. Nem as organizações internacionais, que mediam o relacionamento entre os povos têm sido capazes de manter uma linearidade do pensamento humano que garanta existir uma única verdade para a política, para a religião, para a economia etc. em todo o mundo. Até a história, que antes se constituía como uma grande narrativa universal e cronológica, hoje ganha diversas novas perspectivas e interpretações.

A evolução das tecnologias de produção, reprodução e transmissão de dados e informações e a ampliação do acesso a elas por um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo, impede que esta linearidade de pensamento persista.

Este processo do ‘fim da verdade’ é muito importante para uma reflexão sobre como os discursos são poderosos para exaltar uma visão da realidade e suprimir outra; de como é possível um homem destruir o outro ou outra cultura, com argumentos nestas memórias discursivas, nesta história linear que se construiu.

Ao mesmo tempo, o fim da verdade faz emergir a complexidade e o caos que é a convivência humana. Pode ser definido como o que se chamou de 'Torre de Babel' (na Bíblia) ou, em outras palavras, é a anarquia dos sentidos, das crenças, dos valores, dos princípios, dos hábitos, dos interesses. E, neste cenário, a maioria das pessoas entra num estado de confusão mental extrema, muitas vezes sem volta.

Esta é a crise dos sentidos, porque o que tinha um significado em determinada cultura passou a ter inúmeros outros em culturas diversas e perdeu o sentido dado a sua existência, tornou-se um vazio que pode ser preenchido com qualquer coisa. Esta crise é ainda maior do que a financeira e, talvez, a causadora desta última, porque silenciosa, transforma a doença mental em epidemia, passível de compor o fim dos tempos ou a cegueira sobre a qual escreveu Saramago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário